Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

TPC de Natal para o 3º ano


Um breve TPC para este Natal, voluntário, mas que será tido em conta pelo professor. Os alunos do 3º ano começaram há pouco a estudar o Pretérito Perfeito Simples, e aqui têm algumas frases para praticar. O trabalho deve ser entregue no primeiro dia de aulas de 2011.

Façam como nos exemplos. Substituam a forma do Presente pela correspondente do Pretérito Perfeito Simples (PPS):


Eu falo com eles Eu falei com eles.
Vocês comem tudo Vocês comeram tudo.
Ela parte o copo Ela partiu o copo.


Antes de começar, reparem nas terminações do PPS dos verbos regulares:

1ª conjugação (a que contém um número maior de verbos das três) -  FALAR: falei, falaste, falou, falámos, falaram, falaram

2ª conjugação - COMER: comi, comeste, comeu, comemos, comeram, comeram

3ª conjugação -  PARTIR: parti, partiste, partiu, partimos, partiram, partiram



1ª conjugação
Eu compro dois livros.
Tu visitas os avós.
Ela chega cedo.
Nós trabalhamos bem.
Vocês falam muito.
Eles treinam às tardes.

2ª conjugação
Eu bebo um sumo.
Tu comes uma sandes.
Ele conhece muita gente.
Nós escrevemos um mail.
Vocês recebem uma carta.
Elas prometem voltar.

3ª conjugação
Eu abro todas as janelas.
Tu dormes mal?
Ela ouve muito bem.
Nós unimos estas peças.
Vocês pedem muita coisa.
As cidades produzem muito lixo.


Sem comentários: